Maria Carmen Alves Pereira de Souza é cenógrafa e figurinista há 53 anos, formada pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Carioca, no Rio de Janeiro recebeu o Prêmio Molière de Teatro e o Prêmio MEC, Troféu Mambembe, além de diversas indicações. Criou mais de 100 cenários e figurinos para teatro e megaespetáculos de rua. Trabalhou com Aderbal Freire Filho, Cecil Thiré e Domingos de Oliveira. Organizou o Departamento de Figurino da TVE tendo criado os figurinos desta TV por 20 anos.

Traduziu o livro Espaço–Teatro do cenógrafo italiano Bepi Pastore, publicado pela Funarte. Na Itália, especializou-se em arquitetura cênica, participando da revitalização de 33 teatros históricos da Região da Úmbria.

Em Brasília, desde 1991, fundou o NAC – Núcleo de Arte e Cultura. Projetou e instalou o Teatro Goldoni {1998) e recebeu três prêmios Sesc do Teatro Candango. Foi Coordenadora de Difusão Cultural da Funarte em Brasília no período de outubro de 2007 a janeiro de 2009. Participou da realização de seis filmes como cenógrafa, figurinista e diretora de arte.