
Chico Expedito
Francisco Expedito Lopes Solon é ator, diretor, professor e produtor de teatro desde 1971. Em Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro, atuou como animador cultural, ator e diretor em mais de 70 montagens teatrais. Em Brasília foi professor das cadeiras de interpretação e direção da Fundação Brasileira de Teatro e gerenciou espaços teatrais.
Em 1987 se transferiu para o Rio de Janeiro e trabalhou com grandes nomes nacionais em teatro, televisão e cinema. Em teatro, no Rio de Janeiro, fez Gardel, uma lembrança, de M. Puig, e dirigiu Ricardo III de Shakespeare e Galileu Galilei de Brecht, dentre outras peças.
Exerceu a função de Docente Coordenador do Curso Técnico-Ator do SENAC, participou em novelas na TV Globo e TV Record., tais como Amazônia e A lei e o Crime. No cinema atuou em Zuzu Angel e A Casa da Mãe Joana.
Em Sobral, Ceará, reinaugurou o Teatro São João em 2004, se estabelece na cidade em 2014, onde criou a Casa de Produção Cultural e a Escola Livre de Teatro 4 Portas na Mesa. Nesses centros culturais produz música, dança, artes plásticas, e dirige espetáculos teatrais.